#NOVIDADES ESTÃO CHEGANDO PARA REGISTRO

Transdata lança app que permite a passageiro comprar e pagar tarifa usando apenas seu smartphone.

ALEXANDRE PELEGI

A Transdata apresentará nesta semana durante o Seminário Nacional NTU 2019, nos dias 20 e 21 de agosto, uma solução inovadora em pagamentos para o transporte público.

Batizada de AtlasPay, a solução é a primeira parte da nova plataforma de ITS da empresa, que recebeu o nome de Atlas e integra todas as tecnologias embarcadas para a exploração do transporte público – desde a bilhetagem eletrônica até a telemetria, passando pelo videomonitoramento e biometria facial.

Começamos a desenvolver a plataforma Atlas no ano passado e, desde então, visitamos diferentes cidades, em diferentes países, buscando conhecer melhor a experiência de usuários e operadores em cada sistema de transporte. E entendemos que o nosso desafio é criar soluções que melhorem a experiência do usuário com o transporte coletivo e que, ao mesmo tempo, simplifiquem a operação e sejam viáveis em realidades tão diversas quanto temos na América Latina, África e Europa“, afirma Rafael Teles, Diretor de Produto da Transdata.

Rafael conta que o AtlasPay é o primeiro fruto desse trabalho. “Uma solução que simplifica e flexibiliza o pagamento das tarifas no transporte público sem exigir troca de validadores, como seria o caso das soluções que se baseiam em QR Codes, ou uso de dispositivos de última geração, como seria o caso de celulares com NFC. Qualquer smartphone, qualquer validador em qualquer tamanho de cidade pode usar o AtlasPay. É só habilitar o serviço”, ele explica.

Segundo a empresa de tecnologia, com o AtlasPay o usuário do transporte público poderá carregar créditos em uma carteira virtual e gerar vouchers para utilização no transporte público. A diferença está na forma como o validador faz a liberação da passagem: ao se aproximar da catraca o app instalado no Smartphone do usuário se conecta ao validador via Wi-Fi ou Bluetooth, libera a catraca e cancela o voucher – impedindo que um voucher seja reutilizado indevidamente. Como todos os validadores e todos os smartphones possuem interfaces Wi-Fi, a solução pode alcançar um grande volume de usuários e ser implantada rapidamente – já que não é necessária a troca dos validadores ou a instalação de nenhum equipamento adicional.

“É tão simples que ficávamos nos perguntando: como ninguém pensou nessa solução antes?”, diz Rafael Teles.

Outra novidade trazida pelo AtlasPay é a possibilidade de aplicar tarifas por distância, o que traz um novo conceito de tarifação. “Isso é possível porque o aplicativo detecta se o passageiro está dentro ou fora do ônibus e, conforme a quantidade de pontos percorrido, aplica um desconto, estornando automaticamente parte do valor pago no embarque para a conta do usuário. Esse modelo de tarifação, conhecido internacionalmente como Be-In-Be-Out (estar dentro, estar fora, numa tradução livre) já vem sendo aplicado em sistemas ferroviários europeus, mas precisou ser repensado para a realidade brasileira, especialmente para evitar fraudesdescreve comunicado da Transdata.

A plataforma Atlas estará inteiramente disponível no segundo semestre de 2020, mas será apresentada em módulos, como no caso do AtlasPay, que podem ser combinados com as soluções já disponíveis no mercado – incluindo outros métodos de pagamento, como cartões EMV e QR Codes.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2019/08/19/transdata-lanca-app-que-permite-a-passageiro-pagar-tarifa-usando-apenas-seu-smartphone/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *