(FAQ) PERGUNTAS FREQUENTES:

Para fazer o seu cartão, primeiro será necessário fazer o cadastramento; para entender como funciona a regras do sistema e se cadastrar, clique no link abaixo:

https://www.viacaovaledoribeira.com.br/passo-a-passo-cadastramento
Não paga nada. A primeira via do cartão é gratuita. aproveite.
O cartão não é enviado via correio, após fazer o cadastro online, compareça ao guichê de cadastro, para fazer a retirada do cartão.
Não a necessidade de aguardar a senha chegar em seu e-mail, assim que fizer o cadastro já pode ir ao guichê, la eles ativam o seu cadastro.
A segunda via custará, o valor de 10 passagens vigente.
Em caso de perda, roubo, ou danificar o cartão, compareça ao guichê de cadastro para fazer o bloqueio do mesmo, caso possua crédito no cartão perdido, você não perderá, pois será transferido para o novo cartão.
A segunda via, custa o valor de 10 passagens vigente.
Não, cada usuário só poderá ter um cartão, oque acontece e o seguinte:
Num mesmo cartão se pode utilizar todos os produtos disponíveis, SALDO COMUM, VALE TRANSPORTE, E PASSE ESCOLAR, sem a necessidade de um outro cartão.
não pode, mas ha uma exceção não recomendada, o ideal e que cada usuário tenha seu próprio cartão.
No caso de cartões ESTUDANTE, VALE TRANSPORTE, IDOSO, E PNE (portador de necessidades especiais), não pode ser utilizado por outra pessoa, somente pelo dono do cartão.
A exceção é com relação ao SALDO COMUM, por exemplo: Um usuário que tenha um cartão COMUM, e o recarregou com SALDO COMUM, poderá utiliza-lo como quiser, e quantas vezes necessário sem o bloqueio, pois não a regra para SALDO COMUM.
Caso o cartão seja ESTUDANTE, ou VALE TRANSPORTE, pode se colocar SALDO COMUM, para eventuais necessidades, onde o mesmo se encontra fora da regra do sistema, por exemplo:
Você tem um cartão ESTUDANTE, e precisa utiliza-lo no domingo, que está fora do dia em que estuda, para que o sistema não consuma o seu passe escolar, cobrando uma passagem cheia, deverá ter SALDO COMUM, o mesmo acontece para o VALE TRANSPORTE, para quando este estiver fora do horário de serviço; Recarregue com SALDO COMUM, e poderá utilizar como quiser.
Acesso por meia viagem, e quantas vezes um cartão pode ser utilizado em um ônibus no mesmo sentido, por exemplo: o CARTÃO DE IDOSO, só pode ser utilizado uma (1) vez a cada meia viagem, se tentar utilizar o cartão dentro do mesmo ônibus num mesmo sentido, não conseguirá, a mensagem no validador será USO REPETIDO, pois se o mesmo fosse liberado, poderia passar o cartão para outras pessoas entrar no ônibus.

No caso do CARTÃO ESTUDANTE, também é um (1) acesso por meia-viagem, caso passe o cartão mais de uma vez em um ônibus no mesmo sentido, a primeira cobrança será, meia passagem, já o segundo acesso, será cobrado uma passagem inteira, e será consumido a sua quantidade de acesso, caso o estudante só tenha dois (2) acessos por dia, a partir do terceiro acesso, todos serão uma passagem inteira; para que isso não ocorra o estudante deverá ter SALDO COMUM em seu cartão, assim quando estiver fora da regra, o sistema consome o SALDO COMUM.

O VALE TRANSPORTE, também tem quantidade de acessos por dia, assim como no ESTUDANTE, para não consumir os acessos do VALE TRANSPORTE quando estiver fora da regra, deverá ter em seu cartão SALDO COMUM.
Todas as vezes que, se utiliza o cartão no ônibus e possível ver oque foi descontado e o saldo que ainda tem, caso não esteja no ônibus, será possível no guichê de venda no TERMINAL RODOVIÁRIO, ou poderá entrar em contato com RH de sua empresa e perguntar em caso de VALE TRANSPORTE, ESTUDANTE o mesmo do comum e, outros caso, ligue (13) 3821-4755 e se informe.
Por enquanto, a opção de comprar crédito online, somente está liberado para empresas que trabalham com VALE TRANSPORTE, usuário COMUM e ESTUDANTE ainda não é possível.
O bloquei acontece por 3 motivos:
1 - Outra pessoa utilizou o cartão.
2 - Entrou pela porta de trás do ônibus, e passou o cartão por trás do validador.
3 - A câmera não focou ninguém no acesso.
Compareça ao guichê de cadastro para fazer a verificação do por que o cartão bloqueio, umas vez verificado, se não for irregularidade gravíssima, a atendente solicita o desbloqueio, e dentro de 24hs o cartão já pode ser utilizado novamente.

Caso seja identificado irregularidade grave, o cartão permanecerá bloqueado pelo tempo determinado pelo sistema.
CARTÃO DE IDOSO:
1º Bloqueio - 10 dias
2º Bloqueio - 30 dias
3º Bloqueio - 60 dias
4º Bloqueio - 90 dias
5º Bloqueio - Tempo indeterminado (até que se justifique)

CARTÃO ESTUDANTE:
1º Bloqueio - 2 dias
2º Bloqueio - 10 dias
3º Bloqueio - 30 dias
4º Bloqueio - 60 dias
5º Bloqueio - Tempo indeterminado (até que se justifique)

VALE TRANSPORTE:
1º Bloqueio - 2 dias
2º Bloqueio - 10 dias
3º Bloqueio - 30 dias
4º Bloqueio - 60 dias
5º Bloqueio - Tempo indeterminado (até que se justifique)
Após o desbloqueio do cartão, a normalização do mesmo se dá, entre 24hs e 48hs.
Para receber seus créditos e necessário a utilização do sistema, ou seja, terá que utilizar um de nossos ônibus, encostando o seu cartão no validador, onde primeiramente, se receberá o saldo de crédito, logo após já pode ser utilizado.
Outra forma de receber seus créditos, é ir ao terminal de venda, e pedir para vendedor fazer uma CARGA EMBARCADA (CE) no cartão, o crédito é recebido na hora e já pode ser utilizado.

De outra maneira, não será possível receber os créditos.
Todas as vezes que a empresa, faz um pedido, o mesmo aparece em nosso sistema para que se faça a liberação do mesmo, a liberação só ocorre após a confirmação do pagamento; Havendo a confirmação, o pedido é liberado e assinado, oque significa que já está disponível para recebimento, no ônibus ou no guichê de venda, após o recebimento pelo funcionário, o saldo do cartão aparecerá.
Existem dois motivos para isso, ou não se pagou o boleto, não foi feita a transferência de pagamento, ou deposito, e a confirmação de pagamento não foi enviada.

Você pode fazer o deposito ou a transferência para conta:
BANCO: SANTANDER 033
AG: 0042
CONTA: 13002761-6
VIAÇÃO VALE DO RIBEIRA TRANSPORTE E TURISMO LTDA / 48.674.378/0001-05

Enviar o comprovante com numero de pedido para:
tecnologia@viacaovaledoribeira.com.br ou vvr@bol.com.br

Se ainda houver dúvida veja o manual de compra de crédito:
https://www.viacaovaledoribeira.com.br/download/COMPRARCREDITO.pdf?_t=1547557123
CARTÃO COMUM:
O validador verifica se tem crédito de VALE TRANSPORTE, se sim, então verifica se está dentro do dia e horário determinado pela empresa, caso esteja, vê quantos acessos está liberado por dia, e consome 1 acesso.
Em caso de não ter crédito vale transporte, então, o validador pula para próximo produto, nesse caso o SALDO COMUM, se tiver saldo, ele se utilizará desse saldo, e sempre que estiver fora da regra do vale transporte ele também se utiliza do SALDO COMUM.
Por exemplo:
A empresa libera o acesso ao vale transporte de Seg a Sex das 08:00 às 17:00 com 4 acessos, se o cartão for utilizado as 06:00, está fora da regra do vale transporte, então o sistema procura saldo comum, caso não tenha pode acabar sem utilizar o ônibus, o mesmo acontece se utilizado, por exemplo no SAB ou DOM, e se utilizado mais de 4 vezes no dia, no 5º acesso estará fora da regra do vale transporte, e precisará ter saldo comum no cartão.


CARTÃO ESTUDANTE:
O sistema do estudante é muito parecido com o sistema do comum, oque muda é que primeiro o sistema verifica se tem SALDO ESCOLAR, em vez de vale transporte.
Por exemplo:
Primeiro o sistema verifica se tem saldo escolar, se sim, ele verifica se está dentro do horário e do dia, se for positivo, então verifica a quantidade de acesso disponível, e se está dentro do período de 3 meses da confirmação de matricula, só então libera a catraca, e consome um (1) acesso.
Caso algumas dessas informações seja negativa, então está fora da regra do passe escolar, então passa para o próximo produto, que seria o vale transporte, e faz o mesmo processo citado acima para o cartão comum, se a informação também for negativa, então verifica se tem saldo comum. Em caso de no cartão ser positivo para saldo escolar, mas em todas as outras regras negativa, então o sistema cobra uma passagem inteira do saldo escolar, e consome 1 acesso. fique atento com essas regras para não ter eventuais problemas, para evitar problemas sempre tenha um pouco de saldo comum em seu cartão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *